Retorna Página Principal
::Culinária Cearense::

  A cozinha cearense tem sabores tropicais e exóticos, com temperos peculiares, agradam aos mais exigentes paladares. Em geral, seus pratos refletem traços marcantes da cultura popular e da influência deixada pelos colonizadores. Os frutos do mar são o carro-chefe da nossa culinária, sendo encontrados com variedade em toda a extensão do litoral cearense. Caranguejos, siris, camarões, e ostras compõem o cardápio dos restaurantes, que os servem de formas diferentes e apetitosas.
  Um dos pratos mais tradicionais é a peixada ao molho com legumes, acompanhada de porção de farinha, enquanto a lagosta é o mais requintado e preferido pelos visitantes. Nem só de mar vive a culinária cearense. Do sertão, vem a carne de sol com paçoca e macaxeira, o popular baião-de-dois, o feijão verde, além de comidas com forte tempero como sarrabulho, a carneirada e a panelada. Da cana-de-açúcar se faz a famosa cachaça, bebida que ganhou fronteiras. Não se pode esquecer dos deliciosos doces e bolos das festas juninas, nem deixar de provar os saborosos sucos e sorvetes feitos com frutas tropicais.
  A culinária cearense tem influência direta dos costumes alimentares dos primitivos índios que habitavam o Estado, enquanto outros pratos são originários dos colonizadores europeus. A influência negra, que foi muito forte na região Nordeste, principalmente no ciclo da cana-de-açúcar, também deixou marcas na cozinha cearense. Toda essa mistura de raças é responsável por uma herança gastronômica que até hoje pode ser observada no hábito alimentar da população cearense.
  Frutos do Mar
  Os produtos do mar são os mais característicos da culinária cearense, despertando o interesse dos turistas, principalmente daqueles cujas cidades não são banhadas pelo mar. O prato de peixe mais tradicional é a "peixada cearense" (cozido de peixe com legumes, acompanhado de pirão de farinha), servida em todos os restaurantes da cidade, dos mais simples aos mais sofisticados.
  Símbolo da culinária cearense, a lagosta é outro produto do mar muito requisitado pelos turistas. O Ceará é o maior exportador brasileiro do produto, sendo Fortaleza reconhecida nacionalmente como o local onde se prepara a melhor lagosta do pais. Outros crustáceos bastante consumidos são o caranguejo, siri e a ostra. O turista pode degustar saborosos pratos com esses ingredientes em restaurantes ou, se preferir, em ambiente descontraídos, tendo como cenários os coqueiros e a brisa do mar nas barracas instaladas ao longo da orla marítima.
  Servido de formas variadas, o camarão também é muito apreciado pelos visitantes. Normalmente, os pratos com camarão são baseados nas receitas nordestinas como "camarão no leite de coco", a "caldeirada" (ensopado de camarão com verdura, legumes e diversos temperos), e o camarão ao alho e óleo. Com esse marisco, se pode criar deliciosas receitas, basta colocar a criatividade para funcionar.
  Coisas do Sertão
  Arroz, feijão, manteiga e queijo combinam para fazer um dos pratos mais populares: o baião-de-dois. Do sertão vem, também, a carne de sol com paçoca ou macaxeira. A carne é utilizada para preparar a paçoca, um prato feito à base de carne seca torrada e pisada no pilão com farinha e cebola. Muita gente não consegue resistir a uma panelada (cozido de vísceras e mocotó de boi), a buchada (saquinhos de pedaço de bucho, recheados com miúdos de carneiro), o guizado de carneiro (também conhecido como carneirada), o sarrabulho (picadinho de vísceras e sangue talhado de porco), ou a carne assada com coalhada. O hábito do consumo da carne de criação foi adquirida em função de nossas pastagens serem mais apropriadas para pequenos animais como carneiros e cabras.
  Nem só de carne e frutos do mar se alimenta o povo cearense. Na sua mesa, são encontradas várias guloseimas, apropriadas para o café da manhã ou na tradicional merenda (expressão tipicamente nordestina). Das casas de farinha, vêm as tapiocas (preparadas com goma e coco ralado), o grude (também feito com goma e coco ralado) e a rosca de goma. Nos engenhos de cana de açúcar, são feitos o nutritivo caldo de cana e a popular rapadura. A cachaça, no entanto, é o principal produto de cana de açúcar e o único que é engarrafado sob marcas famosas e internacionalmente conhecidas. Muitas delas são vendidas com nomes e embalagens exóticas, inspirados no folclore popular.
  Nas festas juninas, em meio a toda animação dos fogos de artifício e das coloridas bandeirolas, podemos comer deliciosos doces e bolos. Os mais típicas são o pé-de-moleque (bolo feito de massa de mandioca, leite de coco, rapadura, castanha de caju e outros ingredientes), o bolo de batata, o bolo de mandioca, o cuscuz (pequeno bolo feito de massa de milho e farinha). Sortidos também são os doces de caju em calda, a cocada com rapadura, o doce de mamão, o doce de jaca, o doce de batata doce com leite de coco e o doce de jerimum.
  As frutas tropicais aparecem nos licores, nas batidas, nos sucos e refrescos que ajudam a matar a sede. As frutas são bastante variadas e encontram-se em abundância, dependendo da safra. O sabor tropical pode ser degustado em frutas como caju, mamão, coco, murici, manga, cajá, sapoti, graviola, siriguela, pitomba, cajarana, maracujá, goiaba, abacaxi, entre outras. Delas são produzidos os mais saborosos sucos, doces e sorvetes que deixam qualquer um com água na boca. Em Fortaleza, as sorveterias dispõem de um cardápio variado de sorvetes feitos com frutos tropicais. Do caju se faz a cajuína, bebida não-alcoólica, de ótimo sabor.
  Culinária Cearense
 
Misturando arroz, feijão, manteiga da terra, queijo e nata, vamos Ter uma obra-prima da culinária: o nosso tão querido baião-de-dois. Paçoca, cuscuz, peixada, galinha a cabidela, são outras delícias da culinária típica de fortaleza, capazes de deixar qualquer turista de água na boca. Siriguela, cajarana, graviola são também delícias que complementam a fantástica culinária de nossa cidade. E temos ainda o caju, um verdadeiro poema de sabor e beleza, exclusivo do litoral nordestino e um dos principais produtos de exportação do Ceará (castanha de caju, doces cristalizados, cajuína, mel, licores, paçoca de caju, sorvetes, cachaça, sucos). Culinária é arte de preparar alimentos saborosos. Restaurantes típicos de Fortaleza estão afiadíssimos nessa arte.
  CUSCUZ
Ingredientes:
1 pacote de milharina, Água, Leite e manteiga, Leite de Côco (opcional)
  Misture aproximadamente 1 pacote de miharina e de água. Vá misturando até ficar uma massa bem molhada. Deixe descansar por 20 minutos. Esfarele com as mãos e ponha na cuscuzeira (se quiser em ponto de partir, encalque bem com as mãos). Leve ao fogo para cozinhar. Quando estiver pronto, despeje em cima um pouco de leite com manteiga dissolvida (pode ser leite de côco).
  FAROFA DO SERTÃO
  Ingredientes:
  1 cebola, Leite a gosto, Águ,a Cheiro verde picado, Manteiga, Farinha
  Refogue a cebola na manteiga (1 colher de sopa cheia). Acrescente um pouco de leite e um pouco d'água. Deixe descansar um pouco. Quando esfriar, acrescente a farinha e o cheiro verde picado.
  FAROFA DE CUSCUZ
  Ingredientes:
  1 cebola, 1 pimentão, 1 pacote, de milharina, Tomates a gosto, Cheiro verde
  Refogue a cebola na manteiga e um pouco de pimentão cortado em cubos. Acrescente o cuscuz já pronto, esfarelado, tomates e cheiro verde cortados bem miudinhos. Se quiser passe essa farofa na panela que foi feita a carne, aproveitando o molho que ficou ao fundo.
  PAÇOCA
  Ingredientes:
  1k de carne de sol ,Pimenta (opcional), Alho, Vinagre, Cebolas vermelhas (a gosto), Farinha de mandioca, Óleo e Água.
  Ponha a carne de molho, trocando a água de vez em quando para tirar o excesso do sal. Tempere e deixe tomar gosto. Refogue com um pouco de óleo e acrescente água quente suficiente para a carne ficar macia. Quando a água secar, acrescente mais óleo e frite a carne. Junte as cebolas em rodelas e refogue mais um pouco. Tire o excesso de gordura e acrescente a farinha. Passe a carne com a farofa no liqüidificador, ligeiramente. Se gostar ponha mais cebolas em rodelas.
  CARNE DE SOL AO FORNO
  Ingredientes:
  1k carne de sol, 1 litro de leite, Pimenta (opcional), Alho, Óleo, Manteiga, (Sugestão: Usando a manteiga da terra fica mais saboroso)
  Ponha a carne de sol de molho de um dia para o outro. Escorra, tempere com pimenta (opcional), alho e deixe mergulhada no leite pelo menos por 1 1/2 horas. Unte uma forma com óleo, pincele a carne com manteiga e leve ao forno para assar, regando de vez em quando com o leite.
  COZIDO COM PIRÃO
  Ingredientes:
  1k de osso buco, Vinha d'alho, Tomate, Cebola, Pimentão, Cheiro verde, Jerimum, Batata, Cenoura, Repolho, maxixe e quiabo.
  Tempere a carne e deixe tomar gosto por algum tempo. Junte os temperos (a gosto), refogue e acrescente água quente. Quando estiver quase pronta, junte o restante dos ingredientes e deixe cozinhar. Tire uma parte do caldo e faça um pirão usando farinha de mandioca ou milharina.
  PEIXADA COM LEGUMES E PIRÃO
  Ingredientes:
  1k peixe em posta (cavala), Cebola, Pimentão, Tomate, Alho, Cheiro verde, ½ lata de creme de leite, Água, Repolho, Batatas cozidas, Colorau, sal e ovos cozidos, Azeite de oliva, Óleo .
  Tempere as postas com limão, sal, pimenta e alho. Refogue os temperos com óleo e um pouco de azeite de oliva. Junte o peixe, o molho em que foi temperado e o repolho, acrescente água fervendo, um pouco de sal e colorau e deixe cozinhar. Quando o peixe estiver pronto junte o creme de leite, as batatas e os ovos cozidos. Com uma parte do caldo faz-se um pirão, acrescentando aos poucos a farinha de mandioca até dar o ponto da consistência desejada.
  Ingredientes para o molho:
  5 tomates, maduros sal, pimenta (opcional), 2 cebolas, 1 colher de sopa de molho inglês, Cheiro verde e pimentões (opcional), 2 colheres de sopa de margarina, ½ xícara de água ,2 colheres de extrato de tomate ou ½ lata de pomarola.
  Doure a cebola na margarina, acrescente os outros ingredientes e deixe cozinhar. Se gostar, acrescente o extrato de tomate ou pomarola.
  BAIÃO DE DOIS
  Ingredientes: Feijão catado, lavado, e deixado de molho por algum tempo. Temperos (alho, cebola, pimentão, tomate e cheiro verde). Toucinho, arroz e queijo.
  Cozinhe o feijão de corda com temperos e toucinho. Depois de pronto, acrescente o arroz e mais um pouco de temperos. Deixe secar e antes de apagar o fogo acrescente cubinhos de queijo. Se você gostar de baião- de-dois ligado acrescente mais água.
  DOCE DE LEITE
  Ingredientes: 1 litro de leite, 2 xícaras de chá de açúcar.
  Levar ao forno, mexendo de vez em quando até dar o ponto desejado. Se gostar do doce de leite granulado ponha algumas gotas de limão quando o doce começar a engrossar.
  DOCE DE BANANA MISTO
  Ingredientes: 1 prato de bananas em rodelas, 4 xícaras de açúcar, 2 xícaras de leite quente.
  Ponha o açúcar numa panela e leve ao forno para caramelar. Acrescente o leite quente e as bananas. Deixe cozinhar até o ponto desejado.
  PUDIM DE MACAXEIRA
  Ingredientes: 2 xícaras de macaxeira cozida e amassada, 4 colheres (sopa) de margarina, 1 xícara (chá) de leite ½ xícara de açúcar, 4 ovos
  Misture a macaxeira com a margarina. Aqueça o leite e acrescente-o, juntamente com o açúcar, á mistura da macaxeira. Mexa bem. Despeje numa forma caramelizada e leve ao forno em banho-maria. Calda Caramelizada: 1 xícara de açúcar ½ xícara de água Cozinhe em fogo brando, sem mexer, até escurecer.
  TORTA DE BANANA DIFERENTE
  Ingredientes: 4 ovos, 3 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de margarina, 12 bananas maduras cortadas em rodelas
  1° - Peneire juntos, a farinha de trigo com o açúcar
  2° - Derreta a margarina
  3° - Unte a forma retangular
  4°- Faça camadas alternadas com: farinha de trigo, bananas, canela e manteiga
  5° - Bata as claras em neve, junte o açúcar e as gemas. Bata bastante e despeje sobre as camadas. Polvilhe com canela e leve ao forno para assar.
  SOPA DE PEIXE
  Refogue tomate, cebolas, pimentões ou cheiro verde. Acrescente legumes de sua preferência, cortados em tamanho grande, e pedaços de peixe a seu gosto. Deixe cozinhar até o peixe desmanchar. Tire os legumes passe no liqüidificador e o restante da sopa na peneira. Sirva com torradas.
  Pesquisa: Culinária - Um Cardápio de Refeições Para 8 Semanas 
  Milena Saraiva Leão Vieira


  Culinária de Cajú
 
  CARNE BÁSICA DE CAJU

  Ingredientes 10 cajus inteiros, 150g de queijo parmeson ralado, 2 cebolas médias picadas, 1 pimentão sem a pele e sem sementes picado, 5 dentes de alho amassados, 2 tomates sem pele e sem sementes picados, 2 colheres (sopa) de molho inglês, 2 colheres (sopa) de vinagre, Cheiro verde, sal, colorífico e pimenta-do-reino a gosto, 2 colheres de sopa de óleo
  Modo de fazer Elimine as extremidades dos Cajus e corte-os em fatias. Liquidifique, passe por peneira, espremendo muito bem para obter uma fibra enxuta (aproveite o suco para outras receitas). Leve ao fogo uma frigideira com óleo e frite a fibra de caju por mais ou menos cinco minutos. Acrescente os outros ingredientes e continue refogando até que todos os temperos fiquem bem unificados. Deixe esfriar e utilize.
  PASTÉIS DE FORNO DE CAJU
  Ingredientes Para a Massa: 50g de queijo parmeson ralado, 1 ovo inteiro, 3 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de gordura hidrogenada, Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos 1 xícara de chá),
  Para o recheio: 1 xícara (chá) de carne básica de caju 2 colheres (sopa de requeijão) 2 colheres (sopa) de azeitonas picadinhas, ½ xícara de castanhas de caju torradas e picadas, 1 gema, Tirinhas de azeitonas verdes para decorar, Queijo parmeson para polvilhar .
  Modo de Fazer Em uma tigela coloque os quatros primeiros ingredientes da massa. Misture muito bem e acrescente gradativamente a farinha de trigo até ficar na consistência de soltar das mãos. Reserve. Combine a carne básica de caju com o requeijão e azeitonas. Abra a massa formando pequenos pastéis, recheie com o creme de caju e pedacinho de castanha. Quando todos os pastéis estiverem prontos, pincele com a gema misturada com um pouquinho de manteiga derretida. Decore cada um com uma tira de azeitona e polvilhe com o queijo. Asse em forno pré-aquecido em assadeira untada e polvilhada com trigo.
  FRITADA DE CAJU COM CAMARÃO
  Ingredientes 200g de carne básica de caju, 100g de camarão (tamanho médio) cozido e descascado, 4 ovos, 2 colheres (sopa) de maizena, pimenta e sal a gosto, óleo ou manteiga para untar a frigideira.
  Modo de fazer Bata os ovos (claras e gemas juntas). Sempre batendo, junte a maizena e deixe misturar bem. Coloque a carne de caju, o camarão, sal e pimenta a gosto, misture novamente. Unte um frigideira com manteiga ou óleo e leve ao fogo para aquecer. Coloque a mistura na frigideira e deixe fritar. Retire do fogo e sirva em seguida.
  PATÊ DE CAJU
  Ingredientes 1 xícara de carne básica de caju, 2 colheres (sopa) de maionese, 1 colher (sopa) de catchup, 5 colheres (sopa) de requeijão, 3 colheres (sopa) de queijo parmeson ralado, sal e pimenta a gosto.
  Modo de fazer Coloque os quatro primeiros ingredientes no liqüidificador ou processador e bata até obter uma pasta. Transfira para uma tigela e retifique o tempero com sal e pimenta, acrescentando em seguida o queijo ralado. Leve a geladeira em recipiente fechado por mais ou menos uma hora. Sirva com torradas, pão de caju ou bolachas para coquetel.
  QUIBE DE CAJU
  Ingredientes 750g de carne básica de caju, 250g de trigo para quibe ,10 folhas de hortelã sal, pimenta-do-reino e gotas de molho Tabasco a gosto, 2 cebolas batidinhas.
  Modo de fazer Em uma vasilha, coloque o trigo para quibe juntamente com duas xícaras (chá) de água e deixe descansar por uma hora. Após esse tempo, esprema bem, misture a carne básica de caju e os restantes dos ingredientes. Passe o composto duas vezes na máquina de moer ou processador. Prove o tempero e modele os quibes no formato tradicional. Frite-os em óleo quente e abundante. Sirva guarnecidos com rodelas de limão.
  CAJU NA MORANGA
  Ingredientes: 1kg de cajus cortados em cubos, 1 moranga média de aproximadamente dois kg, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 cebolas médias batidinhas, 3 dentes de alho amassados, Sal, pimenta-do-reino e limão, 3 tomates sem pele e sem sementes picados, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite, 1 vidro de leite de côco (250ml), 1 lata de creme de leite, 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado, 400g de queijo Catupiri.
  Modo de fazer Retire uma tampa da moranga; com auxílio de uma colher, elimine as sementes e passe sal por dentro dela. Recoloque a tampa, embrulhe tudo em papel de alumínio e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de uma hora, ou até que esteja macia. Com cuidado desembrulhe e pincele a parte extrema da poranga com óleo. Internamente besunte-a completamente com o queijo Catupiri. Tampe e deixe descansar coberta com um pano. Doure a cebola no azeite quente, acrescente o alho e continue refogando. Junte os cajus (de preferencia temperados de véspera com sal e pimenta) e continue refogando por mais dez minutos. Acrescente então os tomates, o cheiro verde, e a farinha de trigo dissolvida no leite. Junte o leite de côco, mexa delicadamente e deixe cozinhar até que os cajus fiquem macios. Junte agora o creme de leite e aqueça sem ferver. Retifique o tempero de precisar e despeje este ensopado dentro da moranga. Recoloque a tampa e leve ao forno quente somente até derreter o queijo.
  MUQUECA DE CAJU
  Ingredientes: 10 cajus inteiros, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 colheres (sopa) de azeite de dendê, sal, pimenta-do-reino e vinagre temperado o suficiente, 2 cebolas cortadas em cubos, 4 dentes de alhos amassados, 1 pimentão sem pele e sem sementes cortados, 2 tomates grandes sem peles e sem sementes cortados em cubos, 1 tablete de caldo de carne, colorífico e cheiro verde a gosto, 1 folha de louro, 1 xícara de leite de côco, 1 lata de creme de leite.
  Modo de fazer Corte os cajus em cubos (desprezando as extremidades). Tempere com sal, pimenta-do-reino e vinagre temperado, deixando tomar gosto por mais ou menos cinco horas. Refogue no azeite de oliva, a cebola, o pimentão e o alho amassado. Acrescente o tomate e deixe o refogado adensar. Junte o tablete de caldo de carne, a folha de louro, 1 colher(chá) de colorífero e continue refogando. Acrescente os cubos de caju, o leite de côco, o cheiro verde, misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos meia hora. Minutos antes de servir, acrescente o azeite de dendê e o creme de leite. Deixe ferver um pouco e sirva com um molho de pimenta a parte.
  OMELETE DE CAJU
  Ingredientes: 4 ovos, 1 colher (sopa) de maizena, 1 xícara de carne básica de caju, manteiga ou margarina para untar a frigideira.
  Modo de fazer Bata as claras em neve firme e acrescente as gemas uma a uma. Sempre batendo, junte a maizena e deixe misturar bem. Unte uma frigideira grande com manteiga ou margarina e leve ao forno para aquecer. Coloque dois terços dos ovos dentro da frigideira e espere alguns minutos até que fiquem firmes. Distribua por cima a carne básica de caju, cobrindo com o restante dos ovos. Vire a omelete para um prato e transfira novamente para a frigideira, para que frite do outro lado. Retire do forno e sirva em seguida.
  CAJU A PROVENÇAL
  Ingredientes: 8 cajus cortados em tiras e temperados com sal, pimenta-do-reino e vinagre, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 4 dentes de alho socados, 2 cebolas médias raladas em ralo grosso, 3 colheres (sopa) de salsa picadinha, 8 tomates sem pele e sem sementes picados, 1 colher (sopa) de extrato de tomate, ½ xícara (chá) de vinho branco, 1 colher (sobremesa) de ervas de Provence.
  Modo de fazer Aqueça metade do azeite e frite os cajus até dourarem. Acrescente dois dentes de alhos socados, uma cebola ralada e continue refogando por alguns minutos. Em outra panela doure o alho remanescente juntamente com a cebola. Acrescente os tomates, o extrato de tomate e o vinho branco, deixando cozinhar até o molho ficar encorpado. Se precisar vá pingando água quente para completar o cozimento dos tomates. Junte o molho aos cajus, acrescente a colher de ervas de provence, duas colheres (sopa) de salsa e deixe ferver por mais cinco minutos. Retire do fogo, transfira para um prato de serviqo, distribua por cima o restante da salsa e sirva.
  CAJU INDIANO
  Ingredientes: 1kg de caju cortados em cubos, 4 dentes de alho, 1 cebola grande picadinha, sal e pimenta a gosto, 3 colheres (sopa) de óleo, 3 xícaras de caldo de frango, 2 maçãs ácidas (verdes) cortadas em cubos, 1 colher (sobremesa) de curry, 3/4 de xícara de leite de côco, Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos duas colheres de sopa).
  Modo de fazer De véspera, tempere os cajus com sal e pimenta, tampe a vasilha e deixe na geladeira. No dia seguinte, aqueça o óleo numa frigideira grande e frite os cubos de caju sem deixar criar água. Acrescente o alho, a cebola picada e continue fritando. Junte o caldo de frango e deixe ferver por mais dez minutos. A parte, coloque em uma tigela o curry, o leite de coco e a farinha de trigo, mexendo bem. Acrescente aos cajus e mexa delicadamente até a mistura incorporar. Junte as maçãs, ferva por cinco minutos e sirva em seguida.
  ARROZ ORIENTAL COM CAJU
  Ingredientes: 500g de carne básica de caju, 2 xícaras de repolho finamente picados, 2 cenouras grandes raladas em ralo grosso, 2 pimentões (vermelho e verde) cortados em juliana, 1 cebola média cortada em juliana, 3 dentes de alho amassados, 2 xícaras de vagem previamente aferventadas e cortadas finamente na diagonal, azeite de oliva quanto o baste para o refogado, 5 colheres (sopa) de molho de soja (Shoyu), 1 pacotinho de Ajinomoto, 5 ovos, 5 xícaras de arroz cozido.
  Modo de fazer Em uma frigideira grande, coloque o azeite e deixe aquecer bem. Misture a cebola, o repolho, as cenouras, os pimentões e o alho e refogue no azeite mexendo continuamente. Junte a vagem, a carne básica de caju, tempere com Shoyu e Ajinomoto, continuando a mexer por mais alguns minutos. Abra um espaço no centro da frigideira, quebre os ovos, tempere-os com uma pitadinha de sal e mexa devagar até que os ovos fiquem firmes. Finalize misturando o arroz, mexa muito bem e sirva enquanto os ovos estiverem macios e o arroz ligeiramente úmido.
  HAMBURGER DE CAJU
  Ingredientes: 500g de carne básica de caju, 2 ovos pequenos, Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos 4 colheres de sopa), Farinha de rosca para polvilhar.
  Modo de fazer Misture bem os três primeiros ingredientes até obter uma massa firme. Polvilhe as formas apropriadas para hamburger com farinha de rosca e modele-os. Leve a geladeira por mais ou menos uma hora. Na hora de servir é só retirá-los das formas e fritar em manteiga bem aquecida. Sirva com pão de hamburger, maionese, alface e tomate.
  LUIZ FILIPE DE CAJU
  Ingredientes: ½ litro de suco concentrado de caju, 2 vidros de leite de côco (200ml cada), 8 ovos, 1 lata de leite condensado, 1 xícara de queijo de coalho ralado, 250g de manteiga 3 xícaras de (chá) de açúcar, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo.
  Modo de fazer Unte fartamente com manteiga uma forma grande de anel com capacidade para doze xícaras. Polvilhe com trigo e reserve. Bata todos os ingredientes do bolo pela ordem no liqüidificador por mais ou menos dez minutos. Transfira para a forma preparada e asse em forno médio por aproximadamente cinqüenta minutos.
  MINIPIZZAS DE CAJU
  Ingredientes: 2 xícaras de leite morno, 1 ovo, 30 g de fermento para pão, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de manteiga, 100g de carne básica de caju, Farinha de trigo o quanto baste.
  Para o recheio: 400g de carne básica de caju, 200g de mussarela ralada em ralo grosso maionese, catchup e mostarda a gosto, orégano para polvilhar.
  Modo de fazer Misture os primeiros ingredientes, acrescentando gradativamente a farinha de trigo até a massa uniforme e soltando das mãos. Cubra a tigela e deixe descansar por vinte minutos. Em superfície de trabalho enfarinhada, abra a massa e corte em disco de dez centímetros. Coloque-os em assadeiras untadas, picote com um garfo e leve ao forno por mais ou menos cinco minutos. Retire do forno e pincele cada pizza com um pouco de catchup. Cubra com uma farta camada de carne básica de caju e o queijo mussarela ralado. Distribua por cima maionese, catchup e mostarda a gosto. Finalize com uma pitada de orégano e leve novamente ao forno até o queijo derreter. Sirva quente.
  PÃO DE CAJU
  Ingredientes: 2 xícaras de água morna, 50g de fermento fresco para pão, 2 ovos, 2 colheres (sopa) de açúcar, ½ colher (sopa) de sal, 3 colheres (sopa) de óleo, 300g de carne básica de caju, Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos 620g).
  Modo de fazer Dissolva o fermento juntamente com o açúcar, duas colheres (sopa) de farinha de trigo e uma xícara (chá) de água morna. Cubra a tigela e deixe descansar por mais ou menos vinte minutos. Após esse tempo junte os ovos, o restante da água, o sal, o óleo e a carne básica de caju. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e sove bem. Deixe crescer até dobrar de volume. Abaixe a massa com o auxílio de um rolo formando um grande retângulo. Enrole como rocambole e divida em três partes. Coloque-os em formas de bolo inglês, untadas e polvilhadas com farinha de trigo, deixando crescer por mais quinze minutos. Leve a assar em forno quente, pré-aquecido, por cerca de trinta minutos aproximadamente. Dica do "Cheff" Depois de colocar os pães nas formas, faça o truque da bolinha: coloque uma bolinha de massa em um copo grande com água. Quando ela subir à tona, a fermentação terá sido completada. Leve, então, os pães ao forno pelo tempo indicado na receita.
  MOUSSE DE CAJU
  Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 2 latas de suco concentrado de caju, 4 claras em neve, 1 envelope de gelatina sem sabor hidratada e derretida em ½ xícara de água conforme instruções de embalagem, geléia de caju e chantilly para decorar o mousse.
  Modo de fazer Np liqüidificador, misture o leite condensado, o creme de leite e o suco de caju. Transfira para uma tigela e misture delicadamente com as claras em neve e gelatina. Coloque em campoteira e leve a geladeira por no mínimo quatro horas. Sirva decorada com chantilly e geléia de caju.
  PUDIM DE CAJU
  Ingredientes: 6 ovos, 2 copos de suco de caju adoçados com três colheres (sopa) de açúcar, 3 xícaras (chá) de leite 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de maizena, 3/4 de xícara de açúcar para caramelar a forma.
  Modo de fazer Caramele a forma e reserve. No liqüidificador bata todos os ingredientes do pudim por mais ou menos cinco minutos. Despeje a mistura na forma preparada e cubra com uma folha dupla de alumínio , amarrando um barbante em toda volta para que não respingue água durante o cozimento. Asse em banho-maria em forno médio por mais ou menos uma hora. Nos últimos minutos retire o papel alumínio e termine o cozimento. Deixe ficar completamente frio e transfira para um prato de bordas ligeiramente altas para que a calda não escorra. Sirva gelado.
  MOLHO BRANCO
  Ingredientes: 2 colheres (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 xícaras de leite morno, 1 folha de louro ,½ xícara (chá) de creme de leite, ½ xícara (chá) de leite de côco, sal a gosto.
  Modo de fazer Junte o leite, o leite de côco, a folha de louro e o sal e leve ao forno até ferver. Aqueça a manteiga e doure a farinha de trigo. Vá acrescentando o leite morno e mexendo para não empelotar. Deixe o creme esfriar um pouco e junte o creme de leite. Empregue conforme a receita.
  CAJU AO MOLHO BRANCO
  Ingredientes: 10 cajus cortados em tiras e temperados de véspera com sal, pimenta e vinagre, 1 cebola picada, 1 pimentão sem peles e sem sementes picados, 3 dentes de alho amassados, 2 colheres (sopa) de azeite, 2 copos de molho branco.
  Modo de fazer Aqueça o azeite e frite os cajus cortados em tiras até que fiquem ligeiramente dourados. Acrescente a cebola, o pimentão e o alho, continuando a refogar por mais ou menos cinco minutos. Junte o molho branco, tampe a panela e deixe ferver por dez minutos aproximadamente. Transfira para um prato de serviço e sirva quente.
  ROCAMBOLE SURPRESA DE CAJU
  Ingredientes: para a massa 6 ovos, 3/4 de xícara de açúcar, 3/4 de farinha de trigo, 3/4 de xícara de leite de côco, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (chá) de fermento, Ingredientes para o recheio: 5 cajus triturados no liquidificador juntamente com um copo e ½ de água, 300 g de açúcar, ½ lata de leite condensado, ½ xícara de castanha de caju torradas e picadas.
  Modo de fazer Faça o recheio: misture os três primeiros ingredientes e leve ao forno baixo, mexendo sempre até a geleia tomar corpo e o ponto mais ou menos consistente. Com papel de alumínio duplo, forre uma assadeira número três, unte generosamente com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Espalhe uniformemente a geleia de caju, polvilhe com as castanhas e reserve enquanto bate o bolo; passe a gema por peneira para retirar as pelícolas. Junte as claras e o açúcar e leve ao forno em banho-maria, mexendo bem até o açúcar dissolver e o composto amornar. Transfira para a batedeira, deixando bater até triplicar de volume. Aqueça o leite de coco juntamente com a manteiga. Retire os ovos da batedeira e junte gradativamente a farinha de trigo temperada com fermento, alternando com o leite aquecido. Mexa delicadamente em movimentos de baixo para cima para que a massa não perca o volume. Despeje na forma sobre a geleia e leve ao forno médio por mais ou menos vinte minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Vire sobre um guardanapo fartamente açucarado e enrole como rocambole. Deixe esfriar, transfira para um prato de serviço e decore elegantemente.
  CHARLOTE DE CAJU
  Ingredientes: 1 vidro de compota de caju, 3/4 de xícara de leite, 2 colheres sopa de licor de caju, 300g de biscoito Champangne, ½ xícara de chá de água para hidratar a gelatina, 1 envelope (12g) gelatina em pó sem sabor, 1 xícara de açúcar amorfo, 8 gemas, 2 colheres de chá de baunilha, 2 xícaras (550 ml) de creme de leite fresco.
Modo de fazer Forre uma forma (22cm de diâmetro por 5 cm de altura) com papel de alumínio reforçado. Coloque no fundo e nas laterais da forma preparada os biscoitos champangne ligeiramente umedecidos, numa mistura de calda da compota de caju, o leite e o licor de caju. Prepare o creme derretendo a gelatina conforme instruções de embalagem. Acrescente o açúcar e deixe derreter completamente. Em batedeira bata as gemas até ficarem esbranquiçadas. Vá juntando , batendo sempre, a mistura de gelatina e açúcar, continuando a bater até a mistura ficar bem fofa e dobrar de volume. Tire da batedeira, acrescente a baunilha e o creme de leite fresco, previamente batido em chantilly, coloque metade dessa mistura na forma preparada e leve na geladeira por cinco minutos até firmar. Escorra bem os cajus, corte-os em rodela e recheie a charlote. Sobre o recheio coloque o creme remanescente, finalize com mais biscoitos umedecidos e leve a geladeira por no mínimo cinco horas.

| Ceara.com.br | Hotéis em Fortaleza| Imóveis em Fortaleza | Fortaleza |
CEARA.COM.BR © Proibido cópia total ou parcial. Guia de hotéis, resorts, pousadas em praias, imóveis, terrenos e negócios em Fortaleza e cidades do Ceará