Home

Acaraú
Posição no mapa

 


Participe!
Se você detectou alguma informação incorreta e possui mais informações atualizadas sobre esta cidade, envie-nos e nós publicamos.
    Clique aqui para enviar

 


HISTÓRICO
Data da Criação: 31/07/1849.        
Instalação:
05/12/1851.                
Toponímia:
Rio das Garças.                   
Variação Toponímica: Acaracu.   
Padroeira: Nossa Senhora da Conceição.   
Dia – 08/12.
História:
Município  a ocupar regular extensão do litoral Nordeste do Estado, consta como sendo um dos mais antigos redutos dos tempos coloniais. Seu nome se insere nos mapas seiscentistas, com a denominação de Barra do Caracu e a servir de ancoradouro nas referências costeiras. Nessa Barra atracavam, além dos navios regularmente em movimento, os chamados navios piratas, oportunidade em que eram realizadas as operações de escambo ou de produtos nobres por quinquilharias originárias do Velho Mundo.
Evolução Política: Vem dos apagares do Século XVII, quando por Provisão de 21 de setembro de 1799, elevou-se o povoado à categoria de Distrito. Essa situação permaneceu durante quase século e meio, quando por força da Lei nº 150, de 22 de setembro de 1838, deu-se a supressão e o consequente retorno à condição anterior. Quatro anos após e por força da Lei nº 253, de 19 de setembro de 1842, deu-se em definitivo a sua restauração. Sua elevação à categoria de Vila, com o Distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, ocorreu segundo Lei nº 480, de 31 de julho de 1849, tendo sido instalada a 5 de fevereiro de 1851. O título de Cidade, já com a denominação atual, ocorreu segundo Lei nº 2.029, de 5 de setembro de 1882.
Igreja:  Antiga Missão dos Tremembés – Instituída segundo Provisão de 12 de setembro de 1766 e posteriormente transformada em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Almofala. Diante desse remanescente histórico e de acordo com o decreto geral de 5 de setembro de 1832, a precedente Freguesia emigrou para a nova sede, instalando-se na povoação da Barra do ACARAÚ.
Essa situação, no entanto, logo se modificou, quando por força da Lei nº 139, de 10 de setembro de 1838, institui-se em Freguesia a capela de Santana, subordinada à matriz de Sobral e a manter a denominação de Freguesia de Nossa Senhora de Santana. Com o advento Lei nº 283, de 15 de dezembro de 1842, reverte-se o quadro anterior, modificando novamente a Freguesia. Retornou, então, à Barra do Acaraú, com a denominação alterada para Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Acaraú, local onde posteriormemente seria transformada em Paróquia e edificada a Igreja-Matriz.

GEOGRAFIA
Área:839,2km².                                                     
Área(% em relação ao Estado):0,63.                  
Altitude:
13m.                                                   
Latitude:
2°53’08.                                           
Longitude: 40°07’12.                                   
Mesorregião:
Norte Cearense.                      
Microrregião:
Litoral de Camocim.                      
Limites:
Norte - Oceano Atlântico; Sul – Morrinhos; Leste – Itarema; Oeste – Cruz e Bela Cruz.                   
Distritos: Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro.
Acidentes Geográficos: Rio Acaraú e Enseada de Timbaú, Serrote e Ponta de Jericoacoara, Lagoas de Guriu, Caiçara, Jijoca.                              

Recursos Hídricos: Pluviometria (a média anual é de 782,9).
Atrativos Naturais: Praias (Barrinha,Aranaú,Monteiro,Arpoeiras,Barra do Zumbi,Espraiado,Volta do Rio,Coroa Grande) Lagoas (Espinhos da Volta,Dantas,Lagamar,Carrapateira), Ilhas (Ilha dos Fernandes,Imburana,Coqueiros,Grande,Ilha dos Ratos,Ponta do Presídio).

EDUCAÇÃO
Nº de Escolas :
                                                       
Rede Particular – 1° e 2° Graus-1                              
Rede Estadual 1° e 2° Graus-11                                      
Rede Municipal- Pré-Escolar-88                                      
Rede Municipal 1° e 2° Graus-90.                                 
N° de Alunos Matriculados:                                    
Rede Particular Pré-escolar-246                                  
Rede Municipal 1° e 2° Graus- 2.191                           
Rede Estadual 1° e 2° Graus-2.271.

SAÚDE
Posto de Saúde Acaraú, Posto de Saúde Mutambeira, Centro de Saúde Acaraú, Orgão Municipal de Saúde de Acaraú, Ambulatório Médico de outra banda de Acaraú, Ambulatório Médico de Almofala.

ESTATÍSTICAS
População censo de 1999: 45.234.
Densidade Demográfica(hab/km²): 54,22.   
Distância da Capital em Linha Reta: 
203km.                                             Distância por Rodovia: 233km.               
Vias de Acesso a Capital:
BR-222, BR-402, CE-354.                                  CEP: 62.580-000.   
Emissoras de Rádio: Rádio Difusora do Vale do Acaraú.          Abastecimento D’água: 223 Ligações.
Energia Elétrica: N° de Consumidores – 5.419. Total Consumo – 772.455.

RECURSOS
Arrecadação do ICMS :.          
Renda Interna Municipal:
.            
Renda Per Capita:
.

PRODUÇÃO
Produção:
baseia-se na exploração da pecuária de bovinos, suínos e aves, e os seguintes produtos agrícolas: algodão arbóreo e herbáceo, caju, mandioca, milho e feijão.
Indústrias: 13 – (quatro de produtos alimentares, Três extrativas minerais, duas de madeira, duas de produtos minerais não metálicos, uma de serviço de construção, e uma de vestuário, calçados e artigos de couro e pele). A pesca ocupa relevante papel no sistema econômico de Acaraú. Este município já respondeu por 31% da produção oriunda da pesca artesanal, com produção média de 7,9 mil toneladas. Possui um porto, com um canal de acesso de 2,4 metros de profundidade que, em maré alta, permite a entrada de pequenas embarcações.