Home

Acopiara
Posição no mapa

 


Participe!
Se você detectou alguma informação incorreta e possui mais informações atualizadas sobre esta cidade, envie-nos e nós publicamos.
    Clique aqui para enviar

 



HISTÓRICO

Data da Criação: 28/09/1921.        

Instalação:
14/01/1922.                
Toponímia:
Aquele que cultiva a terra.
Variação Toponímica: Lages e Afonso Pena .Desmembrado de Iguatu.                    Padroeira: Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro.
Dia – 15/08.
História: Primitivamente sua vinculação geográfica tinha como subordinante o Distrito denominado de Vila Telha (Iguatu). Chamava-se Lages, designativo característico de sua formação geológica, envolvendo pedreiras, elevações irregulares e chãs ribeirinhas, compondo dessa forma pequenos nódulos de solos diversificados. Nesse complexo variado, estabeleceu-se como pioneiro o Alferes Antônio Vieira Pita, familiares e outros imigrantes, com assentamentos que datam da Segunda década do Século XVIII. O primeiro indício de posse consta de uma sesmaria, concedida a um desses pioneiros pelo Capitão-Mor Salvador Alves da Silva, em data de 4 de julho de 1719. Nesse módulo e noutros posteriormente cedidos, situaram-se fazendas e edificaram-se moradias, formando a povoação cujo nome já foi descrito.
Evolução Política: Em regime patriarcalmente estabelecido e dentro das exceções determinadas pelas necessidades de movimentação rotineira, o agregamento inicial transformou-se em povoado, perdendo de sua originalidade as principais características. Quase duzentos anos se passaram, perdidos na lentidão do marasmático progresso, até que no início do Século XX, o bafejo renovador das transformações sociais proporcionou impulsos mais alentadores. Surgiu a Ferrovia Fortaleza-Crato. A povoação de Lages, até então adormecidas, recebeu como prêmio a sua Estação Ferroviária, mantendo o locativo inicial (10-07-1919). A contar de então, Lages tomou novos rumos e partiu para a sua emancipação já nos padrões urbanos dos quais resultaria a consecução desse objetivo. O seu desmembramento, na qualidade de Distrito até então vinculado ao Iguatu, deu-se consoante Lei nº 1.875, de 23 de setembro de 1921, instalando-se a Vila em data de 14 de janeiro de 1922. Em 1923, consoante Decreto nº 1.156, Lages passou à denominação de Afonso Pena, homenagem que se prestava a um dos Presidentes brasileiros. Sua elevação à categoria de Cidade ocorreu segundo Decreto nº 448, de 20 de dezembro de 1938, tendo sido seu primeiro Prefeito Celso de Oliveira Castro.
Igreja: Embora se saiba que nenhum Município cearense e quiça brasileiro se tenha formado sem precedentes eclesiais, Acopiara se nos apresenta como exceção ou, pelo menos, a esses registros não tivemos acesso. Acreditamos ter apanhado o trem em marcha, posto a 12 de outubro de 1921, institui-se oficialmente a Freguesia, tendo como padroeira Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro. A Igreja-Matriz, já em perfil modernizado teve como fundador Monsenhor José Coelho da Rocha e como seu primeiro vigário o padre Leopoldo Rolim.
 
GEOGRAFIA
rea: 2.296km².                                                          

Área(% em relação ao Estado):
1,39.                      
Altitude
: 317.07m.                                                   
Latitude: 6°05'.                                              
Longitude: 39°17'.                                           
Mesorregião:
: SertõesCearenses.                    
Microrregião: Sertão de Senador Pompeu.                
Limites: Norte – Mombaça, Piquet Carneiro, Solonópole, Dep. Irapuan Pinheiro; Sul – Jucás, e Iguatu; Leste – Quixelô e Iguatu; Oeste – Saboeiro e Catarina.               Distritos:   Barra do Ingá, Ebron, Isidoro,Quicoê,Santa Felícia, Santo Antônio, Trussu .  Acidentes Geográficos: Serras do Maia e do Flamengo, Rio Trussu, Riachos Quicoê, Carrapateiro, Madeira, Cunhapoti, Meru e Ererê.                                          
Recursos Hídricos:
Pluviometria: (a média anual é de 754,3mm).

EDUCAÇÃO
N° de Escolas :
                                                      
Rede Particular 1° Grau-3                                                
Rede Estadual 1° Grau-4                                                 
Rede Municipal Pré-Escolar-28                                     
Rede Municipal 1° Grau-250                                        
N° de Alunos Matriculados:                                      
Rede Particular: Pré-Escolar-39                                     
1° Grau-132Rede Estadual Pré-Escolar-28                                        
1° Grau-1.320.

SAÚDE
Centro de Saúde de Acopiara, Posto de Saúde São Paulino, Posto de Saúde hebron, Posto de Saúde Santa Felícia, Posto de Saúde Sidoro, Posto de Saúde Santo Antônio, Posto de Saúde Trussu. Ambulatório Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

ESTATÍSTICAS
População Censo de 1999: 46.494.

Densidade Demográfica(hab/km²): 24,10.     
Distância da Capital em Linha Reta:
280km                                              Distância por Rodovia: 340Km.              
Vias de Acesso à Capital:
Br-116, Br-222, Ce-154, Ce-277, 122/154.
DDI-Assinantes::701.Público-17.      
Emissoras de Rádio:
Rádio Emissora de Acopiara Ltda-OM, potência de 1/0, 25Kw, freqüência de 550Khz.              
Abastecimento D'água:
3.671 Ligações.
Energia Elétrica: N° de Consumidores-6.691. Total Consumo-754.412.

PRODUÇÃO
Produção:  baseia-se de produtos agrícolas: algodão arbóreo e herbáceo, banana, milho, feijão e arroz. Atividades agropecuárias- de bovinos, suínos e aves. O Departamento Nacional de Produção Mineral registrou a presença de Grafite, Ametista, Gemas e Pedras ornamentais.

RECURSOS
Arrecadação do ICMS :.

Renda Interna Municipal : .               
Renda Per Capita: .

PREFEITURA
.
Endereço:Rua: Praça Celso Castro,s/n
CEP:63.570-000
Fone:(88)725-0312
Fax:(88)725-0224
Eventos: Não temos dados.

www.ceara.com.br
©2003 - Todos os direitos reservados.
Contatos com Webmaster