Home

Canindé
Posição no mapa

 


Participe!
Se você detectou alguma informação incorreta e possui mais informações atualizadas sobre esta cidade, envie-nos e nós publicamos.
    Clique aqui para enviar

 



HISTÓRICO

Data da Criação: 29/07/1846.                 
Instalação: 05/08/1847.                             

Toponímia: Sede de freguesia com grande fluxo de devotos logo se achou em condições de elevar-se á vila e em decreto assinado pelo presidente da Província, Inácio Correia de Vasconcelos estabelece em seu artigo 1°- "Fica ereta em vila a povoação de São Francisco das Chagas de Canindé".                
Variação Toponímica:Provícia de São Franciscodas Chagas de Canindé. Desmembrado de Quixeramobim.                   
Padroeiro: São Francisco das Chagas.            
Dia - 04/10.
Arquitetura Antiga: Fazenda São Pedro (casarão construído pela mão escrava em arquitetura colonial), Basílica de São Francisco (1915), Igreja de Nossa Senhoras das Dores, Convento de São Francisco, Mercado Público, Museu Regional.

História: Suas origens estão subscritas na prefiguração indígena – Índios Canindés e Jenipapos – nativos ocupantes de vastas porções territoriais. Em pacífica convivência, tem-se por colonizador branco Francisco Xavier de Medeiros, fazendeiro de grandes posses e detentor de terras situadas nas margens do rio Canindé. Esse patriarcado misto, que daria ao reduto foros de povoação, data do ano de 1775, assinalado inicialmente pela construção de uma capela cujo patrimônio guarda a chancela desse benemérito fazendeiro e cujo orago dedicou-se a São Francisco.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila tem como instrumento de apoio o Decreto Provincial nº 340, de 29 de julho de 1846, com referência especial à denominação de São Francisco das Chagas de Canindé. Elevado o Distrito à categoria de Município, segundo Lei nº 1.221, de 23 de agosto de 1914, alterou-se a denominação para o nome atual.
Igreja:  Em seus primados de cultura religiosa, notadamente com relação a milagres e suas consequentes romarias, Canindé detém a preeminência regional, tendo como vetor de espiritualidade o santo padoreiro.
    A primitiva capela, iniciada pelo fazendeiro Francisco Xavier de Medeiros, sofreu interrupção no curso de suas obras, havendo como fator impeditivo a seca de 1792. Reiniciados os trabalhos em 1795, já em busca de sua evolução     em termos de Igreja-Matriz, foram concluídos em 1796.
    No tocante ao patrimônio eclesiástico, além do que contara com relação à primitiva capela, destacam-se a Fazenda Santa Rosa, doada pelo Capitão Antônio Alves Bezerra (1787) e o Sítio Araticum, igualmente doado pelo fazendeiro Francisco do Rego Barros (1801).

GEOGRAFIA
Área: 3.205,4km².                                                

Área(% em relação ao Estado):
1,96.                      
Altitude: 149,73m.                                             
Latitude: 4°21’.                                                         
Longitude: 39°18’.                                            
Mesorregião:
Sul Cearense.                                  
Microrregião:
Canindé.                                                 
Limites: Norte – Caridade; Sul – Itatira, Madalena e Quixadá; Leste – Aratuba e Itapiúna; Oeste – Santa-Quitéria.                                                              Distritos:    Targinos, Bonito, Esperança, Ipueiras dos Gomes, Capitão Sampaio, Monte Alegre e Ubiraçu.
Acidentes Geográficos: Rios Curú, Canindé, Batoque, Riachos dos Porcos, Conceição, Xintranguê, Trindade, Souza, Salão, Cangatí,  Castro, Serra do Tamanduá e Serrote Amargoso.                                                   
Recursos Hídricos: Pluviometria ( a média anual é de 756mm).
Atrativos Naturais: Serra do Tamanduá, Serrote Amargoso, Rio Curú, Rio Canindé, Açude São Mateus.

EDUCAÇÃO
N° de Escolas:                                                         

Rede Estadual Pré-escolar-6                                            
1° Grau-8                                                                      
N° de Alunos Matriculados :                                      
Rede Estadual Pré-Escolar-36                                        
1° Grau-6.031                                                                
2° Grau-775                                                            
Supletivo-105.

SAÚDE
A Fundação SESP mantém no município: Posto de Saúde de Salitre e o Centro de Saúde de Canindé. Há ainda uma clínica médica na agência regional do IPEC. A Secretaria de Educação do Estado do Ceará mantém uma unidade obstétrica na Escola de 1° Grau Monsenhor Tabosa. O município possui as seguintes Unidades de Saúde: mantidas pele Prefeitura: Centro Social Urbano Luciano Magalhães, Posto de Saúde Francisco Campos, Posto de Saúde Romeu Mesquita, Posto de Saúde Ipueiras dos Gomes, Posto de Saúde Targino , Secretaria de Saúde de Canindé, Posto de Saúde Barra Canção, Posto de Saúde Esperança, Posto de Saúde Serrote Branco, Posto de Saúde do Olho D’água das Flores, Posto de Saúde de Piedade, Posto de Saúde de São Pedro do Curu, Posto de Saúde São Serafim. Posto de Saúde Carnaúba dos Barrosos. Há também o ambulatório mantido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o ambulatório do Sindicato Rural de Canindé.

ESTATÍSTICAS
População Censo de 1999: 67.940.

Densidade Demográfica(hab/km²): 19,28.        
Distância da Capital em Linha Reta: 110km.                                                 Distância Por Rodovia: 113km.                   
Vias de Acesso a Capital: CE-020.                    
Emissora de Rádio: Rádio Jornal de Canindé Ltda OM, Potência de 1/0,25Kw, freqüência de 540Khz. Rádio São Francisco de Canindé Ltda OM, potência de 1/0,25, freqüência de 1.240Khz.                                            
Energia Elétrica: N° de consumidores- 8.970. Total consumo1.064.091.

PRODUÇÃO
Produção: Sua economia está baseada nas culturas de algodão herbáceo e arbóreo, banana, milho, feijão e mamona. Na pecuária: bois, suínos e aves. Em seu território foram encontradas ocorrência de jazidas de Berilo ( empregado como pedra semipreciosa nas indústrias de equipamentos espaciais e usinas atômicas); Calcário (encontrado em forma cristalina), Cianita (utilizado na fabricação de porcelana); Espodumênio (que é uma das fontes do lítio); Grafita Granada, Lepidolita ( que é fonte de obtenção do lítio), Moscovita (mica-branca), Quartzo, Quartzo róseo, Ametista (que é uma variedade do Quartzo), Feldspato (usado na fabricação de Porcelana e cerâmica branca), e Rutilo.                          

Indústria: 22 (uma têxtil, uma extrativa mineral, quatro de madeira, cinco de produtos minerais não metálicos, oito de produtos alimentares, uma de mobiliário, duas de vestuário, calçados e artigos de tecidos couro e peles).

RECURSOS
Renda Interna Municipal 1995: R$ 10.232,00.             

Renda Per Capita 1991: US$ 145.

PREFEITURA

Endereço:
Largo Xavier de Medeiros,s/n
CEP:
63.150-000
Fone:
(85) 354-20-84
Fax:
(85) 354-2071
Eventos:
Festa de São Francisco das Chagas (24de setembro a 04 de outubro), Novenário, Natal (dezembro), Perdão de Assis (02/agosto), Independência do Brasil (07/setembro).

www.ceara.com.br
©2003 - Todos os direitos reservados.
Contatos com Webmaster