Home

Maranguape
Posição no mapa

 


Participe!
Se você detectou alguma informação incorreta e possui mais informações atualizadas sobre esta cidade, envie-nos e nós publicamos.
    Clique aqui para enviar

 



HISTÓRICO

Data da Criação: 17/11//1851.            

Instalação:
17/11/1851.                          
Toponímia; Vale da Batalha.                    
Variação Toponímica: Desmembrado de Fortaleza.                                            Padroeira: Nossa Senhora da Penha.          
Dia: 08/09.

Arquitetura Antiga: Solar das Sombras, Prédio da Prefeitura Municipal, Casa onde nasceu o escritor Capistrano de Abreu.
História: Suas origens remontam aos estágios da pré-colonização, com o nome de Maragoab, conforme cartografia antiga. Dizia-se, a título de nota informativa, situar-se numa serra para aquém do lugar chamado das Amazonas, o que até certo ponto estará geograficamente correto. Em termos de colonização, aparecem como pioneiros o tenente Pedro da Silva e Amaro de Moraes, que a 12 de julho de 1707, obtêm por Sesmaria terras envolvendo o local onde pelos tempos adiante se formaria a povoação. Em posteriores concessões, são beneficiados, na mesma região, os sesmeiros Jorge da Silva (1711), Capitão Soares de Oliveira (1717), José Gonçalves Ferreira Ramos e Filipe Lourenço Ramos (1790).
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de distrito, com vinculação ao Município de Fortaleza, ocorreu segundo Ato Provincial de 1º de janeiro de 1760. Em segundo Ato Provincial, datado de 18 de março de 1842, fundiu-se o Distrito ao Município de Fortaleza, desaparecendo a individuação anterior. Em Lei Provincial nº 553, de 17 de novembro de 1851, deu-se a sua desvinculação do Município de Fortaleza e consequentemente a sua elevação à categoria de Vila. Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei Provincial nº 1.282, de 28 de setembro de 1869, com a denominação atual.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial decorrem de Lei Provincial nº 485, de 4 de agosto de 1849, transferindo para Maranguape a freguesia até então com sede em Messejana, tendo como padroeira Nossa Senhora da Penha. A primitiva capela situava-se à margem direita do Riacho Pirapora, no lugar posteriormente denominado de Outra Banda.  Em virtude da inexistência de condições físicas da primitiva capela, procedeu-se à demolição desta e programou-se a construção de templo mais adequado. Quando  da execução inicial das respectivas obras, estas, então foram suspensas, havendo como pretexto desavenças entre os habitantes de Outra Banda e moradores da margem esquerda do já citado riacho Pirapora, girando a questão em torno do padroeiro cuja preferência se dividia entre Nossa senhora da Penha e São Sebastião. Resultou do impasse a edificação do templo dedicado a São sebastião e o reerguimento da extinta capela em honra de Nossa senhora da Penha, dividindo-se também o padroado.

GEOGRAFIA
Área: 654,8m².                                                       

Área(% em relação ao Estado): 0,46.                        
Altitude:
68m.                                                         
Latitude: 3°53’.                                                    
Longitude: 38°41’.                                               
Mesorregião:
Metropolitana de Fortaleza.                    
Microrregião: Fortaleza.                                                 
Limites: Norte: Caucaia e Maracanaú; Sul: Palmácia; Leste: Maracanaú e Pacatuba; Oeste: Pentecoste e Caridade.                                                                      Distritos: Amanari, Tanques, Cachoeira,Ladeira,Lages Juvenal,Papara Guedes,Penedo, Itapebussu, Sapupara, Jubaia, Antônio Marques, Vertentes do Lajedo.                Acidentes Geográficos: Serras do Maranguape e Aratanha, Rio Maranguape, Riacho Água Verde e Lagoa do Juvenal.                                                                  Recursos Hídricos: Pluviometria( a média anual é de 1.399,6mm).
Atrativos Naturais: Pico da rajada.

EDUCAÇÃO
N° de Escolas:
                                                         
Rede Estadual Pré-Escolar: 17                                        
1° Grau: 21                                                                
Rede Municipal Pré-Escolar 1° Grau: 1                              
N° de alunos matriculados:                                       
Rede Estadual Pré-Escolar: 580                                    
Rede Estadual 1° Grau: 6.260.                                         
Rede Municipal Pré-Escolar: 143                                     
1° Grau: 379                                                        
Supletivo: 436.

SAÚDE
O Governo do Estado tem no Município os seguintes Postos: Centro de Saúde Acaracuzinho. A Fundação SESP mantém: Unidade Sanitária Itapebussu. Centro de Saúde de Maranguape, Posto de Saúde de Sapupara, Posto de Saúde de Itapebussu, Posto de Saúde de Jubaia, Posto de Saúde de Amanari. A Fundação de Saúde do Estado do Ceará mantém o Hospital Governador Gonzaga Mota. A Secretaria de Justiça do Estado do Ceará mantém: a Colônia Agro Pastoril do Amanari. A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará mantém: O Centro de Saúde Acaracuzinho. A Prefeitura Municipal mantém: Centro Social Urbano Dr. Argeu Braga Herbster, Mini-Posto de Penedo, Mini-Posto Lagoa do Juvenal, Mini-Posto de Cachoeira, Mini-Posto de Tanques, Centro de Saúde do Horto, Centro de Saúde Parque Luzard Viana. Centro de Saúde Piraitinga, Núcleo de Int. Comunitária Maria da Penha. Núcleo de Int. Comunitária Guiomar Pessoa Câmara, Núcleo de Int. Comunitária C.A. Teles, Unidade móvel, Mini-Posto Amanari, Mini-Posto de Saúde Jubaia, Mini-Posto Umarizeinas, Mini-Posto de Sapupara, Mini-Posto de Trapiá, Mini-Maternidade de Papa, Centro de Saúde de Maranguape.O Sindicato dos Trabalhadores Rurais mantém: um ambulatório.

ESTATÍSTICAS
População, Censo de 1999: 88.478.

Densidade Demográfica (hab/km²): 109,51.         
Distância da Capital em Linha Reta:
19km.
Distância por Rodovia: 20km.                   
Vias de Acesso à Capital: CE 065.                             
Emissoras de Rádio: Não tem.
Abastecimento D’água: 6.785 ligações.
Energia Elétrica: N° de Consumidores: 13.752. Total Consumo: 2.043.512.

PRODUÇÃO
Produção: Bovinos, suínos e aves.

Indústria: Não temos dados.

RECURSOS
Repasse do ICMS em 1995: R$-1.550.997,93.           

Renda Per Capita 1991: US$-919.

PREFEITURA

Endereço:
Rua: Mundica Paula,217
CEP:
61.940-000
Fone:
(85) 341-9000
Fax:
(85) 341-9068
Eventos:
Festa de São Sebastião (20 de janeiro), Carnaval das Cinzas (fevereiro), Feira de Artesanato (agosto), Festa de Nossa Senhora da Penha (08 de setembro), Dia do Município (28 de setembro), Festa de São Miguel (29 de setembro),Vaquejada (29 de setembro).

www.ceara.com.br
©2003 - Todos os direitos reservados.
Contatos com Webmaster